Review do GameSir X2

O mercado de jogos mobile é o mais popular e movimenta rios de dinheiro todos os anos. Por conta disso, diversas empresas buscam uma fatia desse bolo lançando inúmeros acessórios. Uma delas, e uma das mais prestigiadas por sinal, é a GameSir.

A fabricante possui diversos acessórios à venda, sendo o X2 um dos que mais vem chamando a atenção. Por isso, se você está em busca de melhorar sua experiência em jogos para celular, já adianto que o gamepad pode ser a escolha ideal.

Para saber todos os detalhes, confira nas próximas linhas nossa análise completa do gamepad.

O que vem na caixa

Ao abrir a caixa do aparelho, notamos que o controle vem dentro de uma case rígida, o que nos agradou bastante. Além disso, no meio do controle veio uma caixinha de papelão com toda a papelada típica, incluindo adesivo e dois pares extras de borrachinhas para os analógicos.

Voltando a falar mais um pouco da case, ela possui um elástico que segura o controle. Além disso, na parte de cima, possui um bolso de telha mesh que pode ser utilizado para carregar cabos ou fones de ouvido quando o controle for transportado.

Case do GameSir X2 com compartimento para acessórios

Design e construção

O X2 possui uma estrutura de plástico na maior parte do corpo além de uma superfície sobressalente de borracha na parte de baixo da traseira, ajudando a manter a pegada durante o manuseio. Além disso, apesar de parecer grande, o controle é bastante leve e na minha experiência, o peso no geral (celular + controle) ficou bastante aceitável.

Traseira do GameSir X2 com os grips de borracha

Para colocar o celular, basta puxar o lado direito do controle, posicionar corretamente o aparelho e soltar.

A fabricante diz que o controle suporta aparelhos de até 173mm. A efeito de comparação, um Redmi Note 9 Pro possui 166mm e quase não coube, exigindo que a case do celular fosse retirada durante o uso do GameSir X2.

Quanto ao layout e botões, ele segue o mesmo padrão do Nintendo switch — inclusive nos botões do lado direito. E isso não é apenas estético: para o celular reconhecer como um controle de XBox, é preciso alterar no aplicativo, e isso será detalhado daqui a pouco.

GameSir X2 sem o celular

Em relação à qualidade, todos os botões permitem cliques consistentes e firmes. Os analógicos são precisos e com boa maleabilidade, permitindo ajustes finos sem grandes problemas. No entanto, os gatilhos chamam a atenção por serem botões com cliques assim como os outros botões. Para um jogo de corrida ou outro jogo que exija um controle variável nesses botões, isso pode ser um problema.

Compatibilidade

O GameSir X2 possui três variantes: uma com USB Tipo-C (a desse review), uma com Bluetooth e outra com Lightning. Infelizmente não foi possível testar em vários aparelhos, mas além do Redmi Note 9 Pro e Mi A1, acredito que a única restrição para funcionamento é que o celular tenha conexão USB Tipo-C.

GameSir X2 com uma saída e uma entrada USB Tipo-C

Agora, se tratando da compatibilidade em jogos, ela pode variar. Em primeiro lugar, nem todos os jogos suportam controle. Em segundo lugar, os jogos que suportam controle podem não funcionar perfeitamente de primeira. Um desses jogos foi o Call Of Duty Mobile: os analógicos funcionam, mas os restante dos botões, não. Mas, isso pode ser corrigido através do mapeamento de tecla no aplicativo.

Aplicativo

E puxando o gancho para o aplicativo, apesar de ele possuir várias avaliações negativas, ele funcionou sem problemas aqui. Na primeira conexão, você precisará atualizar o firmware do controle para poder ativar o mapeamento e também a mudança de layout.

O mapeamento pode ser feito quando você liberar as permissões de acesso à tela pelo aplicativo e depois adicionar o jogo na seção My Games. A partir daí, o aplicativo abrirá um overlay por cima do jogo e permitirá adicionar, redimensionar e alterar as posições de todos os botões. Nesse caso, os botões sobrepostos simulam os toques com as mãos.

GameSir X2 com Steam Link e XCloud

Apesar de não funcionar nativamente com todos os jogos, não tive problemas algum ao usar o GameSir X2 com o SteamLink e o recém lançado XCloud. Utilizando o layout do Xbox, todos os aplicativos funcionaram perfeitamente bem, sem precisar de mapeamento.

E graça à conexão ser com latência muito baixa por causa da conexão USB Tipo-C, o delay nos streamings dos jogos foi o mais baixo possível, me entregando uma experiência bastante satisfatória. Outro fator importante que favorece essa versão é o consumo de bateria que é muito baixo.

GameSir X2 no Redmi Note 9 Pro rodando o Steam Link

Confesso que usei mais esse controle no Steam Link do que em jogos próprios de celular justamente pelo funcionamento sem grandes ressalvas. E graça às diversas qualidades desse controle, com certeza fica fácil recomendar a compra.

Vale a pena?

Com certeza. O controle possui uma excelente construção, boa ergonomia e funciona bem na maioria das vezes. Se não funcionar de primeira, é preciso gastar alguns minutos configurando, mas no fim das contas o resultado é sempre satisfatório.

Mas em relação às variantes, qual é a melhor? Bom, pra mim, a melhor é a versão com USB Tipo-C por ser uma conexão com fio que possui baixíssima latência e consome muito pouco a energia. Mas, caso prefira, há uma versão com bluetooth que possui o layout nativo do Xbox que pode ser uma boa opção também. Para usuários de iPhone em específico, a GameSir lançou uma versão com conexão Lightning que também elimina qualquer problemas de latência.

Onde comprar

Todas as versões do GameSir X2 podem ser encontradas na loja Banggood, que enviou esse gamepad para teste. Além disso, nós postamos diariamente várias promoções de eletrônicos e acessórios e em uma dessas postagens pode haver um cupom de desconto para o gamepad, por isso fique atento aos lançamentos de novos cupons participando dos grupos no WhatsApp e Telegram.

GameSir X2 na Banggood

Confira o último preço do GameSir X2 na Banggood

Logo Setup Gamer
Guia de compra especializado em hardware, periféricos e eletrônicos
Promo da China
Logo
Shopping cart