Análise do tablet Lenovo Tab4 8 Plus: bom, bonito e um pouco barato

Anállise Lenovo Tab4 8 Plus

O mercado de tablets está bem morno nos últimos anos, mas ainda existem fabricantes que investem nesse segmento, como a Lenovo. O Tab4 8 Plus foi lançado no ano de 2017 e traz configurações semelhantes a de um smartphone intermediário de 2018, com características que chamam atenção daqueles que procuram um dispositivo para consumo de conteúdo e entretenimento.

Lenovo Tab4 8 Plus
Lenovo Tab4 8 Plus

Com tela de 8 polegadas IPS, som estéreo com tecnologia Dolby Atmos, memória RAM de 4GB e interna de 64GB, ele se mostra bem promissor nos números. Mas como funciona no dia-a-dia? Além de consumo de conteúdo, qual foi a minha experiência no uso de aplicativos de produtividade e estudo? Vou relatar como foi o uso em várias semanas nas próximas linhas.

Design

O tablet tem bordas de alumínio e traseira de plástico, mas que olhando rápido lembra vidro; quando colocada sob luz, ela mostra alguns reflexos que dão essa impressão. E como é de praxe em superfícies de vidro, o Tab4 8 Plus é bem suscetível à marcas de dedos.

Anállise Lenovo Tab4 8 Plus

Voltando para as bordas, na parte direita temos os botões de volume e botão de energia/leitor de digitais, na parte esquerda, temos uma entrada para cartões de memória, que por sinal, é bem indiscreta. Em cima há a conexão para fones de ouvido, entrada USB-C e um dos alto-falantes — o outro fica na parte de baixo, com o microfone.

Anállise Lenovo Tab4 8 Plus Anállise Lenovo Tab4 8 Plus

Em relação ao tato, a espessura e o peso ajudam muito na ergonomia. Não é um tablet pequeno, mas pesar “somente” 300g e ter 7mm de espessura colabora positivamente na hora de segurar esse grandalhão. A borda superior e inferior vão ajudar na hora de consumo de conteúdo e jogos, por ser bem espessa. Já para leitura, tem que ter cuidado para o dedo não esbarrar na tela.

Anállise Lenovo Tab4 8 Plus

Os dois alto-falantes chamam atenção esteticamente e na reprodução também. A Lenovo fez questão de destacar o emprego da “tecnologia Dolby Atmos” no seu tablet, que na verdade é um aplicativo de equalizador que pode ter ajustes interessantes para determinadas ocasiões. No entanto, a qualidade de reprodução e volume são bons sim, acima da média.

Anállise Lenovo Tab4 8 Plus Anállise Lenovo Tab4 8 Plus

Não tenho nenhuma grande reclamação em relação ao design do Tab4 8 Plus. É um dispositivo bonito e bem construído que na maioria das ocasiões é confortável de se usar. A Lenovo poderia ter adotado uma traseira de alumínio, que é mais condizente com os padrões atuais, no entanto, utilizar esse plástico que lembra vidro trouxe um toque de elegância ao aparelho.

Hardware

Eu acredito que o componente mais importante no tablet é a sua tela. Os tablets geralmente são escolhidos por aqueles que vão utilizar para trabalho, estudo e entretenimento. Por isso, uma tela de qualidade junto com uma proporção adequada vai fazer toda a diferença. O Tab4 8 Plus tem 8 polegadas (1920 x 1200), painel IPS e proporção 18:10.

Os números já podem dar uma noção da coisa: a tela tem boa definição e a proporção de tela é decente para ver filmes e jogos. O painel IPS tem cores mais neutras em relação à maioria dos smartphones atuais, mas é questão de costume. Minha única ressalva é o brilho máximo que não é tão alto, prejudicando a visualização em ambientes ensolarados.

Focando no uso da tela, como já disse, jogos e filmes — incluindo agora a leitura — fazem bom proveito da resolução e proporção. Boa parte dos filmes irão apresentar bordas nas laterais superiores, mas elas são pequenas e, na maioria das vezes, imperceptíveis. Já se tratando de jogos e leitura, não tenho nenhuma reclamação: por conta da grande resolução, visualizar aquele player lá do outro lado do mapa em PUBG e ler ebooks com letras bem definidas e PDFs sem precisar ficar rolando uma única página é algo normal aqui.

Diferente da tela, a câmera de um tablet não costuma ser um fator decisório de compra. Por isso, não se deve esperar tanto do Tab4 8 Plus. Com câmera traseira de 8MP e frontal de 5MP, ambas cumprem seu papel como um bom quebra galho.

Anállise Lenovo Tab4 8 Plus Anállise Lenovo Tab4 8 Plus Anállise Lenovo Tab4 8 Plus Anállise Lenovo Tab4 8 Plus

Usando o dispositivo para escanear páginas de caderno, fotos e documentos, obtive um bom resultado na maioria das vezes, e isso dependia mais do aplicativo do que da câmera em si. No exemplo abaixo, fiz um scanner de uma página do meu caderno. Os ajustes do Evernote pecaram em algumas partes, mas no geral, dá pra usar o tablet para escanear o que for preciso.

Anállise Lenovo Tab4 8 Plus

As principais especificações técnicas são: processador Snapdragon 625 octa-core de 2.0GHz, GPU: Adreno 506, memória RAM de 4GB, memória interna de 64GB (expansível via micro SD) e bateria de 4850mAh. Essa configuração vai atender boa parte dos usuários, até aqueles que querem rodar alguns jogos, mas vou dar mais detalhes a seguir.

Estou cursando ciências econômicas, que exige muita leitura diária. Faço o uso de aplicativos de leitura de PDFs e ebooks (muitos deles são bem pesados), anotações e gerenciador de tarefas. Essas atividades são básicas, e garanto que o dispositivo executa todas sem nenhum problema. Não me recordo de ter tido travamentos até mesmo quando forcei mais do processador. Se tratando de jogos, a situação muda um pouco mas ainda sim é satisfatória.

O Snapdragon 625 aliado com a GPU Adreno 506 vão entregar uma experiência média em games. O que quero dizer com isso? Você não terá problema para rodar jogos, mas nem todos serão na qualidade máxima. Playerunknown’s Battlegrounds, The Elder Scrolls: Legends e Asphalt 8, rodaram tranquilamente, mas com algumas reduções gráficas.

Para quem gosta de números, os resultados em benchmark sintético foram: 75263 no AnTuTu Benchmark v7.0.7 e no Geekbench 4, a pontuação em single-core foi 806 e multi-core 3318.

A bateria de 4850 mAh pode parecer pouco para um dispositivo de 8 polegadas e resolução superior ao 1080p (Full HD), mas temos aqui o Snapdragon 625, que é referência em eficiência energética. Por conta disso, a bateria tem uma duração que se assemelha com a de smartphones intermediários, como o Xiaomi Mi A1. Usando com frequência, ela durou cerca de 30 horas, mas com uso mais moderado, chega a durar entre 70 e 90 horas. Já a média de tempo ligada foi um pouco acima de 8 horas.

Encerrando a parte dos componentes, vou falar agora sobre o leitor de impressões digitais. A escolha da localização do sensor na minha opinião foi bem acertada. Por ser um tablet mais retangular, é natural utilizarmos ele “em pé”, por isso, o indicador já vai em cima na hora de pegar. Você pode desbloquear apenas encostando a digital, ou apertando o botão, mas o primeiro método é mais prático. Ele é um pouco lento e costuma falhar quando os dedos estão com alguma sujeira ou resíduo, mas mesmo assim, ele é bem-vindo.

Sistema

Esse dispositivo carrega uma versão do Android 7.1.2 bem próxima do puro. Há algumas modificações nas configurações e aplicativos da fabricante com qualidade duvidosa. Ele também vem com o assistente virtual da Amazon, mas não pude testar porque ainda não tem suporte para o Brasil.

Anállise Lenovo Tab4 8 Plus

O Android em tablets tem poucas diferenças na interface em relação à versão presente em smartphones. Alguns aplicativos procuram tirar proveito da tela maior, mas infelizmente não são todos. No entanto, aplicativos como Todoist, Evernote, Instappaper, Flipboard e outros de leitura e produtividade são otimizados para esses dispositivos.

Em relação ao suporte da Lenovo, já recebi uma boa quantidade de atualizações desde o início da minha experiência com ele: o sistema está bem estável e com a atualização de segurança em dias, mas ainda não foi atualizado para o Android Oreo e nem sei se isso irá acontecer, mas é provável que sim.

Conclusão

Apesar do mercado de tablets ter perdido sua expressividade nos últimos anos, há várias opções no mercados chinês, mas poucas delas apresentam a consistência e confiança do Lenovo Tab4 8 Plus.

Para você que está querendo comprar um tablet, independente da tarefa que irá ser designada para ele, eu te recomendo o Lenovo Tab4 8 Plus. Por quê? Além de ter um bom desempenho, o tamanho da tela entra num campo misto para aqueles que buscam um dispositivo desse tipo para consumo multimídia, jogos e trabalho, com aplicativos de produtividade. Além disso, ele possui uma boa construção, bateria razoável e não é caro, aumentando mais ainda o sentimento de confiança que tenho por ele.

Lenovo Tab4 8 Plus
Lenovo Tab4 8 Plus

7.9 Total Score

Design
9
Construção
8
Software
8
Desempenho
8
Memória interna
9
Bateria
8
Câmera
6.5
Preço
7
PROS
  • Peso e espessura
  • Alto-falantes
  • Resolução de tela
CONS
  • Traseira suja fácil
  • Leitor de digitais é um pouco lento
Promo da China
Logo