O Xiaomi Redmi Note 9 Pro foi um dos intermediários de mais sucesso no ano de 2020. Ele ganhou destaque por apresentar um bom poder de processamento, boa duração de bateria e câmeras decentes na maior parte das situações.
No entanto, poucos meses depois, a POCO – subsidiária da Xiaomi – lançou o X3, que na teoria se mostra superior em vários aspectos quando comparados com o Redmi Note 9 Pro. Além disso, no momento da escrita do post, a Xiaomi já lançou os novos celulares da linha Redmi Note, com mudanças consideráveis também.
Diante de tudo isso, será se o Redmi Note 9 Pro ainda vale a pena em 2021? Nós analisamos e comparamos com a nova geração e o nosso veredito você encontra nas próximas linhas.
Pontos desfavoráveis do Redmi Note 9 Pro
- Apesar da câmera do Redmi Note 9 Pro ser alvo de vários elogios, ela pode deixar a desejar em situações de baixa luminosidade
- Não possuir display com mais de 60Hz também pode ser considerado um ponto fraco, já que outros intermediários da época já tinha essa característica
Pontos medianos do Redmi Note 9 Pro
- O alto-falante tem um desempenho mediano. Além disso, a Xiaomi poderia aproveitar a parte de cima e implementar um sistema estéreo
Pontos favoráveis
- A sua construção é bem feita, utilizando vidro com proteção Gorilla Glass na traseira e bordas de alumínio na lateral
- Boa performance no geral e especialmente em jogos, podendo atender muito bem diversas pessoas
- Câmeras tiram excelentes fotos quando há uma condição de luz favorável
- Tem suporte ao NFC para pagamentos por aproximação
Próximas atualizações para o Redmi Note 9 Pro
Na Índia, o Redmi Note 9 Pro já está rodando a versão 11 do Android. Para o modelo internacional, é previsto a chegada no primeiro semestre de 2021, juntamente com a nova versão da MIUI.
Redmi Note 9 Pro vs. Redmi Note 10 Pro
Design: empate
Em termos de material escolhidos e qualidade de construção, os dois celulares não deixam a desejar. Ambos têm design em vidro com acabamento de metal, o que traz um visual mais refinado. No caso do Redmi Note 10 Pro, ele está seguindo uma identidade mais próxima do Mi 11, topo de linha da Xiaomi.
Tela: Redmi Note 10 Pro
Apesar da tela do Redmi Note 9 Pro ser boa, a nova geração se destaca por trazer um display com tecnologia AMOLED e taxa de atualização de 120Hz. Dessa forma, o Redmi Note 10 Pro abre muita vantagem para quem joga muito ou consome conteúdo em serviços de streaming.
Câmera: Redmi Note 10 Pro
Em termos de câmera, as situação não muda muito. Em ocasiões onde existe uma iluminação favorável, o desempenho das duas é bastante satisfatório, mas em condições de baixa luminosidade, o Redmi Note 10 Pro se sobressai.
Desempenho e bateria: Redmi Note 10 Pro
O processador do Redmi Note 9 é um Snapdragon 720G, já o da nova geração é o Snapdragon 732G. Em termos práticos, não há uma diferença expressiva entre os dois, mas o 732G se sobressai por possuir algumas características um pouco superiores, como por exemplo ter frequência de 800MHz na GPU (contra 750MHz no caso do Snapdragon 720G). Em relação à bateria, a capacidade é a mesma e também não há diferenças consideráveis.
Veredito: O Redmi Note 9 Pro ainda vale a pena?
Apesar do Redmi Note 10 Pro ser superior em diversos pontos, essa superioridade não ofusca o seu antecessor. O Redmi Note 9 Pro continua sendo um excelente aparelho e caso você tenha um e queria fazer um upgrade para o novo modelo, talvez não valha tanto a pena.
Em outras palavras, o Redmi Note 9 Pro ainda vale a pena em 2021. Mas, no mundo onde existem POCO X3 e Redmi Note 10 Pro, pode ser mais interessante comprar o celular quando houver promoções, já que esses outros aparelhos são superiores e possuem faixas de preços semelhantes.