O POCO M3 é um celular de entrada que se tornou o queridinho de muitos brasileiros. Como é de esperar, ele segue a mesma filosofia dos celulares mais básicos da Xiaomi, que é entregar uma boa experiência de uso. Além disso, vale ressaltar a alta capacidade de bateria desse celular, que com certeza é um dos seus principais atrativos.
No entanto, apesar dos pontos fortes, ele agora divide espaço com outros celulares como por exemplo o Redmi Note 10, POCO M3 Pro e Redmi 10. E é justamente por causa dessa quantidade de novos aparelhos que disputam essa categoria que nos faz questionar se o POCO M3 ainda vale a pena em 2021.
Nós analisamos opiniões de usuários, resenhas de veículos especializados e outras fontes de informação para levantar e debater a viabilidade desse celular em 2021. Todos os detalhes você confere nas próximas linhas. E, para facilitar a discussão, vamos comparar o POCO M3 apenas com o POCO M3 Pro.
Pontos favoráveis do POCO M3
- Tela Full HD com boa qualidade de imagem
- Bateria com excelente duração
- Som estéreo
- Câmera traseira principal de boa qualidade para o preço
Pontos medianos do POCO M3
- Câmera de selfie e câmeras secundárias com qualidade mediana
Pontos desfavoráveis do POCO M3
- Sem NFC
- Sem carregamento rápido
- Pode apresentar problemas de desempenho
- Gravação de vídeos de baixa qualidade
Próximas atualizações para o POCO M3
No momento de escrita desse posts há uma incerteza sobre próximas atualizações do celular. Alguns rumores apontam que o aparelho vai receber apenas a versão 12.5 da MIUI. De forma mais concreta, algumas fontes internas apontam para o recebimento do Android 11 também, que provavelmente chegará juntamente com a MIUI 12.5.
POCO M3 vs. POCO M3 Pro
Design: empate
Os dois celulares chamam bastante atenção no quesito design. Isso acontece mais pelo próprio visual do que as escolhas dos materiais: os dois celulares são feitos de plástico, mas a parte traseira dá um destaque diferenciado para a região das câmeras, principalmente na versão Pro. Por isso, nesse caso, a escolha de um ou outro é questão de gosto.
Tela: POCO M3 Pro
Olhando de forma menos cuidadosa, as duas telas parecem ser iguais, mas a do POCO M3 Pro é levemente melhor por apresentar uma maior densidade de pixels e taxa de atualização de 90Hz, que torna a experiência de uso mais fluída.
Câmera: POCO M3 Pro
Ambos os aparelhos possuem o mesmo conjunto de câmeras traseiras. Em relação a frontal, o sensor é diferente e isso também reflete numa maior qualidade de imagem, principalmente em selfies mais escuras.
Desempenho e bateria: POCO M3 Pro
A escolha da POCO pelo processador Dimensity 700 5G resultou num bom salto de desempenho em relação ao POCO M3, além de dar suporte ao 5G. E outra coisa interessante é que apesar do POCO M3 Pro ter 1000 mAh a menos de capacidade de bateria, alguns testes apontam que a diferença de autonomia é muito menor. Isso acontece graças à otimização de hardware e software.
Veredito: o POCO M3 Pro ainda vale a pena em 2021?
Em tempos normais, o POCO M3 estaria saindo por um bom preço e provavelmente valeria a pena sim. No entanto, por causa da crise de chips, o POCO M3 está difícil de ser encontrado e quando isso acontece, o preço é bem próximo a da versão Pro, que é igual ou melhor em todos os aspectos que citamos aqui.
De forma resumida, o POCO M3 só vale a pena caso você encontre uma boa opção. Caso contrário, opte pelo POCO M3 Pro.
Para acompanhar promoções dessas e de outros produtos, entre nos nossos grupos de WhatsApp e Telegram clicando aqui.