Como sincronizar atividades do Amazfit Bip com o Strava

O Amazfit Bip é um smartwatch de uma subsidiária da Xiaomi, a Amazfit. O modelo em específico é o relógio mais simples lançado pela marca até agora, mas mesmo assim possui recursos interessantes: tela colorida, bateria de longa duração e GPS. Para aqueles que praticam atividades como ciclismo e corrida, o relógio se mostra como uma opção boa e barata para monitorar essas atividades.

Neste tutorial, irei mostrar como sincronizar os dados gerados pelo smartwatch com o Strava — um aplicativo que monitora e entrega vários dados interessantes sobre as atividades, além de permitir interações com amigos. O tutorial é específico para aparelhos que rodam Android.

Sincronizando dados do Amazfit Bip com o Strava utilizando o MifitTcxExport

Antes de iniciar os passos, preciso apresentar o aplicativo MifitTcxExport. Criado pelo usuário do XDA Developers, Jps1x2, o aplicativo é uma modificação do Mi Fit que permite gerar e exportar os dados brutos das atividades em formatos .tcx e .gpx. Para saber mais informações, recomendo acessar a página do projeto no XDA ou o canal no Telegram.

Os melhores cupons de desconto e promoções de lojas chinesas
Os melhores cupons de desconto e promoções de lojas chinesas

1º passo – Baixando o aplicativo modificado

O link de download do aplicativo pode ser encontrado no fim da página do projeto, além de poder ser baixado também pelo canal no Telegram. Mas, para facilitar, basta clicar aqui. Você será redirecionado para o site de downloads e encontrará a última — e recomendada — versão no fim da página.

Ao clicar na pasta, você verá duas versões: uma que permite a atualização de firmware e outra que não. Caso não saiba o que é firmware, é o sistema operacional do relógio, falando de forma bem resumida. Baixando o aplicativo - Amazfit Bip e Strava

2º passo – Instalando e ajustando

Como o aplicativo é uma modificação que apenas acrescenta a exportação de arquivos, a interface é a mesma. Faça o login, libere a permissão de modificar o armazenamento e caso pretenda usar o aplicativo, o restante que achar necessário e sincronize o aplicativo com o relógio.

3º passo – Gerando o arquivo de exportação

Quando os dados terminarem de ser baixados ou sincronizados, basta tocar na atividade que queira sincronizar e tocar no botão de compartilhamento, que fica no lado superior direito da tela. Nesse momento, irá aparecer um pop-up original do Mi Fit e um da modificação no aplicativo. Agora é preciso tocar em cima do registro da atividade, que começa com a data de forma invertida, seguida pelo horário de início.

Log do aplicativo

Depois de carregar e salvar, será mostrado uma espécie de log com algumas informações. A mais importante no momento é a localização dos arquivos, indicada na primeira linha do log. Por começar com a letra A, será fácil encontrar no gerenciador de arquivos.

4º passo – Acessando o Strava e sincronizando os dados

Infelizmente não é possível fazer esse tipo de registro de atividade pelo aplicativo de smartphone. É necessário entrar na versão web do serviço para poder continuar.

Após entrar no site do Strava, faça login. Na versão do navegador de smartphone, toque no menu indicado por três traços e e desça até o final da página e você encontrará o botão Carregar atividade. Já na versão desktop, ao lado da foto do seu perfil, no canto superior direito, você irá encontrar um botão redondo com o símbolo “+” dentro. Clique nele e você verá o mesmo botão.

Depois de tocar/clicar, nas abas do lado esquerdo, clique em Arquivo. Agora, basta selecionar um dos arquivos (no caso do Strava, não notei nenhuma diferença da exibição de dados entre os dois tipos) e fazer o upload. Depois de carregar, a seguinte tela irá aparecer.

Tela de upload do Strava

Preencha os detalhes que achar necessário e clique em salvar e pronto. Se tudo der certo, você poderá visualizar a atividade normalmente.


Você já conhece o Promo da China? Aqui no site são postados cupons de descontos de vários produtos, inclusive de smartwacths e do Amazfit Bip especificamente. Confira as várias promoções abaixo:

Os melhores cupons de desconto e promoções de lojas chinesas
Os melhores cupons de desconto e promoções de lojas chinesas
Promo da China