Participe dos grupos no WhatsApp e Telegram

POCO F3 vs. Mi 11 Lite: a guerra dos intermediários premium da Xiaomi

O seguimento de smartphones intermediários premium vem ganhando muita notoriedade nos últimos anos, já que os melhores celulares estão cada vez mais caros. E a Xiaomi é uma das marcas que está sabendo tirar proveito dessa onda. Um exemplo disso é o investimento em versões mais baratas do seu top de linha, como o recém lançado Mi 11 Lite.

Mas os investimentos não param por aqui: a fabricante possui diversas marcas sob seu guarda-chuva e a quem mais tem se destacado é a POCO. Alguns celulares são desenvolvidos por essa submarca, mas é bem comum que outros modelos sejam apenas uma versão internacional de smartphones da Xiaomi já lançados no mercado chinês. Esse é o caso do POCO F3, um irmão gêmeo do Redmi K40, lançado na China no início de 2021.

Esses dois celulares foram posicionados com preço semelhante, mas quando analisamos mais a fundo, notamos diferenças consideráveis que pesam muito na decisão de compra do celular ideal. Por isso, nós vamos levantar e apontar as principais diferenças entre o POCO F3 e o Mi 11 Lite, analisando qual vale mais a pena.

POCO F3

A linha F da POCO é conhecida por proporcionar uma experiência próxima a de celulares do mais alto nível, mas cobrando bem menos por isso. No caso do POCO F3, essa entrega pode acontecer graças à adoção de alguns componentes interessantes, como o Snapdragon 870, um dos processadores mais rápidos de 2021.

Outro grande destaque desse smartphone é a tela. O seu tamanho é de 6,67″, possui tecnologia AMOLED e taxa de atualização de 120Hz, sendo um verdadeiro prato cheio pra quem vai consumir conteúdo ou utilizar o celular para jogar.

Mi 11 Lite

O Mi 11 Lite vem com a proposta de trazer o espirito do Mi 11, o topo de linha da marca, para uma faixa de preço mais baixa. E o que mais acusa isso é o seu design, que é bastante parecido com o da versão mais parruda.

Quanto à parte interna, os componentes escolhidos podem entregar um bom nível de desempenho e experiência de uso para a maioria dos usuários. Entrando em mais detalhes, o processador que foi adotado no Mi 11 Lite é um Snapdragon 732G. Ele não é novidade, mas é capaz de entregar um desempenho bem consistente, sendo o POCO X3 uma prova disso.

Design: Mi 11 Lite

Dando início ao comparativo, o primeiro ponto que vamos levantar é o do design. Eles até que possuem um visual parecido na parte traseira, já que a disposição das câmeras segue a mesma lógica como é possível ver nas fotos. Além disso, os dois possuem traseira de vidro e bordas em alumínio.

Se tratando do tamanho, ambos os celulares possuem medidas bem próximas, sendo o POCO F3 o maior, mas há uma grande diferença na espessura, fazendo com que o peso seja afetado também. O Mi 11 Lite possui 6,8mm de espessura, contra 7,8mm do POCO F3. Quanto ao peso, o primeiro possui 157g, já o segundo possui 196g, que é uma diferença bastante considerável.

E por causa dessas medidas mais enxutas, nós consideramos o Mi 11 Lite o ganhador na parte de design.

Tela: POCO F3

O Mi 11 Lite possui um display de 6,55″, resolução Full HD+ e tecnologia AMOLED. No caso do POCO F3, ele mantém a mesma tecnologia e resolução, mas tem um leve salto no tamanho para 6,67″ polegadas.

O que faz ele ser o campeão no quesito tela são os seus extras. O POCO F3 possui taxa de atualização e reconhecimento de toque maior, além do nível de brilho ser mais alto. Isso contribui para uma melhor experiência em jogos e no uso em ambientes ensolarados.

Mas, tem um extra interessante no Mi 10 Lite que pode pesar mais para um certo público. Estou falando aqui do suporte à profundidade de cor de 10-bit. Na teoria, o Mi 11 Lite pode exibir um bilhão de cores, contra 16 milhões do POCO F3. Mas, na prática pode ser diferente porque poucas aplicações tiram proveito dessa possibilidade.

Câmera: POCO F3

Em termos de especificações técnicas, a principal diferença entre o Mi 11 Lite e POCO F3 é que o sensor principal do primeiro possui 64MP e o do segundo possui 48MP. Os sensores secundários possuem os mesmos números, que são 8MP para a grande-angular e 5MP para a macro.

POCO F3Mi 11 Lite
Principal48 MP f/1.8 26mmPrincipal: 64 MP f/1.8 26mm
Grande-angular8 MP f/2.2 119˚8 MP f/2.2 119˚
Macro5 MP f/2.45 MP f/2.4
Frontal20 MP f/2.516 MP f/2.5
Vídeo4K até 30fps ou 1080p até 960fps4K até 30fps ou 1080p até 120fps

E quando isso é posto em prática, vemos que o POCO F3 ganha por pouco, mas ganha. Os dois cumprem bem o seu papel em imagens diurnas, apresentando cores mais neutras e um bom nível de contraste. Em situações de baixa luz, o POCO F3 se destaca em relação ao Mi 11 Lite por conseguir apresentar mais detalhes em fotos mais escuras, e isso acontece em parte por causa do ISP (processador de sinal de imagem) do Snapdragon 870.

Desempenho: POCO F3

No aspecto desempenho, o POCO F3 ganha de lavada. O Snapdragon 870 é um processador top de linha e entrega as últimas tecnologias desenvolvidas pela Qualcomm. Isso reflete em um alto poder de processamento em geral, mas com grande destaques para a parte gráfica e de inteligência artificial.

No entanto, vale ressaltar que o processador do Mi 11 Lite não é ruim, mas é mais adequado para usuários menos exigentes. Para esses, o Snapdragon 732G vai entregar uma boa experiência de uso, mas POCO F3 pode entregar muito mais.

Armazenamento e bateria: POCO F3

Os dois celulares podem variar entre 6GB e 8GB de memória RAM, mas o POCO F3 possui até 256GB de armazenamento. E apesar da pouca diferença na capacidade de bateria dos dois (4250 mAh no Mi 11 Lite e 4520 mAh no POCO F3), os testes apontam que o POCO consegue entregar mais horas de uso.

Qual escolher: POCO F3 ou Mi 11 Lite?

Bom, acho que está claro que o grande campeão do comparativo é o POCO F3. Os seus principais destaques são sua excelente tela e o seu alto poder de desempenho, tornando-o uma excelente opção para quem busca um aparelho que entrega uma ótima experiência de uso mas com um preço mais em conta.

Ambos podem ser encontrados na faixa de $300 a $350 dólares atualmente, o que nos faz acreditar que é bem provável que o Mi 11 Lite reduza de preço, já que até mesmo o Redmi Note 10 Pro – outro aparelho da Xiaomi – é superior em alguns aspectos e custa menos.

E caso você tenha vontade de comprar qualquer um dos dois, fique atento às promoções que postamos diariamente no site. É possível que em uma delas você encontre um bom desconto para o POCO F3 ou diversos outros produtos.

Últimas promoçõeso do POCO F3

Confira as últimas promoções do POCO F3

Logo Setup Gamer
Guia de compra especializado em hardware, periféricos e eletrônicos
Promo da China
Logo