A Xiaomi se tornou uma das marcas preferidas para os consumidores brasileiros de celulares. Por possuir uma boa relação custo x benefício, ou seja, os aparelhos apresentam grande qualidade em relação ao preço cobrado, a marca é uma das principais escolhas para aqueles que procuram tanto smartphones simples, quanto mais sofisticados, tendo como principal objetivo um melhor aproveitamento do seu dinheiro.
Nos últimos anos, a empresa vem construindo um posicionamento internacional diferente, utilizando a marca POCO. Em outras palavras, boa parte dos celulares que saem primeiro no mercado chinês como Xiaomi são lançados internacionalmente portando a marca POCO. É por isso que você verá muitos POCO e poucos Xiaomi nessa lista.
Confira também: Como comprar na Banggood pelo celular com cupom de desconto
Apesar de existir várias lojas vendendo seus produtos em solo brasileiro, na maioria dos casos, vale mais a pena importar o celular da China. Por isso, vamos passar todas as informações necessárias para fazer um processo de importação seguro e mais barato possível. Nosso guia vai abordar o processo de escolha de um celular Xiaomi, escolha de loja, informações sobre impostos e, por fim, como conseguir sempre o melhor preço.
Qual celular Xiaomi escolher para importar
Em primeiro lugar, é necessário que você tenha em mente qual ou quais serão as principais finalidades do celular. Em outras palavras, o que você prioriza em um smartphone? Um dos pontos mais buscados são: câmeras de alta qualidade, bateria com boa duração e bom desempenho em jogos ou tarefas avançadas.
Felizmente, a Xiaomi tem aparelhos que cobrem todos esses quesitos em diversas faixas de preço. Nós dividimos os aparelhos em quatro categorias: básico, intermediário, intermediário premium e avançado. Confira abaixo a seleção dos melhores aparelhos em suas respectivas finalidades — mesmo que você não se identifique com as características acima e esteja apenas procurando um aparelho para um uso normal.
Xiaomi para uso básico
Os aparelhos dessa faixa de preço devem atender muito bem as tarefas mais básicas, como navegação na internet, uso de redes sociais e consumo de conteúdo em serviços de streaming como Spotify, Netflix e YouTube. Para quem busca um celular rápido, bom para fotos ou jogos, esses não são as melhores opções, mas quebram bem o galho.
POCO M4 Pro 4G
Os detalhes do POCO M4 Pro 4G são os seguintes: ele possui tela de tamanho de 6,43″, resolução Full HD (1080 x 2400 pixels), taxa de atualização de 90Hz e tecnologia AMOLED, sendo um bom conjunto para celulares de entrda, já que apresentam alta definição por causa da resolução maior e bom nível de constraste graças ao AMOLED.
Em relação às câmeras, o modelo recebeu uma atualização em relação ao POCO M3 Pro. Na parte traseira, a novidade mais interessante é o sensor grande-angular de 8MP. Além disso, o sensor principal passou de 48MP para 64MP com abertura f/1.8. Para complementar, o outro sensor é um de 2MP f/2.4 (macro). A câmera frontal mudou de 8MP para 16MP, possuindo uma abertura menor de f/2.5.
Se tratando de desempenho, o processador escolhido é um Mediatek Helio G96 e a GPU é uma Mali-G57 MC2. Esses dois em conjunto com a memória RAM de 6GB a 8GB podem entregar um desempenho bem satisfatório em tarefas básica, até mesmo alguns jogos. Para aguentar tudo isso, a bateria é de 5000 mAh com suporte ao carregamento rápido de 33W.
Resumo da ficha técnica do POCO M3:
- CPU: Mediatek Helio G96
- Tela: 6,43″ 1080 x 2400 Corning Gorilla Glass 3
- Sistema: Android 11
- Memória RAM: 6GB ou 8GB
- Memória interna: 64GB ou 128GB
- Câmera traseira: 64 MP f/1.8 26mm (principal) + 8 MP f/2.2 118˚ (grande-angular) + 2 MP f/2.4 (macro)
- Câmera frontal: 16 MP f/2.5
- Bateria: 5000mAh
Xiaomi para uso intermediário
Os aparelhos dessa faixa de preço são feitos para atender a maioria dos consumidores. Todo tipo de tarefa básica poderá ser executada sem nenhum problema. Além disso, é a partir daqui que alguns smartphones passam a ser conhecidos como bons para jogos ou tirar fotos. Com o nível de desempenho intermediário, os celulares a seguir são capazes de passar alguns anos sem dar dor de cabeça ao usuário com travamentos ou lentidão.
POCO X4 GT
O POCO X4 GT é um dos intermediários mais atrativos da POCO. O seu grande destaque é o processador MediaTek Dimensity 8100, que é excelente para jogos e tarefas mais pesadas. Outro ponto forte do aparelho é a memória RAM de 8GB. Tanto o processador quanto a memória RAM o posicionam como um dos intermediários mais rápidos do mercado.
A sua tela também tem boas características, mas uma delas poderia ser melhor: estou falando aqui de um display IPS com taxa de atualização de 144Hz e Dolby Vision. Outros celulares dessa faixa de preço já vêm com painel OLED e com características semelhantes, mas, ainda é um bom IPS, ou seja, apresenta boas cores e vai atender bem quem consome muito serviços de streaming de filmes e séries no celular.
O seu conjunto de câmeras também é satisfatório, estando em linha com o que se encontra nessa mesma faixa de preço. O conjunto completo é composto por três câmeras na traseira, sendo elas uma wide de 64 MP f/1.9, uma ultrawide de 8 MP f/2.2 120˚ e uma macro de 2 MP f/2.4. A câmera frontal é de 16 MP f/2.5.
Em relação à bateria, o POCO X4 GT possui uma com capacidade de 5080mAh e sua potência máxima de carregamento é de 67W, que é a mesma potência do carregador de acompanha o celular. Com essa potência, é possível chegar em 100% em até 46 minutos, segundo a marca.
Resumo da ficha técnica do POCO X4 GT:
- Sistema: Android 12 MIUI 13 for POCO
- CPU: MediaTek Dimensity 8100
- Memória RAM: 8GB
- Memória interna: 128GB ou 256GB
- Tela: 6,6″ IPS 1080 x 2460 pixels 144Hz HDR10 Dolby Vision
- Câmera frontal: 16 MP f/2.5
- Câmera traseira: 64 MP f/1.9 (principal) + 8 MP f/2.2 120˚ (grande-angular) + 2 MP f/2.4 (macro)
- Bateria: 5080 mAh
Xiaomi para uso intermediário mais exigente (premium)
POCO F3
O F3 é outro lançamento da POCO no ano de 2021 que ainda se mostra uma excelente escolha em 2022. Ainda mais por aparecer custando cerca de R$ 1200 no mês de abril. Ele está mais para um intermediário premium do que top de linha, mas não deixa de ser interessante para os usuários mais avançados de celulares, especialmente para aqueles que querem economizar.
O processador adotado é o Snapdragon 870. Ele é basicamente uma atualização do Snapdragon 865, que foi lançado no ano de 2020 e fez parte dos conjuntos mais caros do mercado. No quesito armazenamento, o POCO F3 possui versões com 6GB ou 8GB de RAM e 128GB ou 256GB de armazenamento.
A sua tela é 6.67” com resolução Full HD+ e tecnologia AMOLED desenvolvida pela Samsung. Além disso, ela possui tempo de resposta de 120Hz e capacidade de reconhecimento de toques de 360Hz.
São três câmeras na traseira, sendo a principal de 48MP com abertura f/1.8, uma grande-angular de 8MP com abertura f/2.2 e ângulo de visão de 119º e uma macro de 5MP com abertura f/2.4. A câmera frontal possui 20MP e abertura f/2.5.
A bateria possui 4520mAh de capacidade, o que é menos que os modelos mais simples. Mas, a POCO promete autonomia para até 10 horas de jogos, o que é um número respeitável. Além disso, é possível recarregar o celular em menos de uma hora graças ao carregador de 33W que acompanha o celular.
Resumo da ficha técnica do POCO F3:
- Sistema: Android 11 com MIUI 12
- CPU: Snapdragon 870
- Memória RAM: 6GB ou 8GB
- Memória interna: 128GB ou 256GB
- Tela: 6,67″ 1080 x 2400 AMOLED 120Hz HDR10+
- Câmera frontal: 20 MP f/2.5
- Câmera traseira: 48 MP f/1.8 26mm (principal) + 8 MP f/2.2 119˚ (grande-angular) + 5 MP f/2.4 50mm (macro)
- Bateria: 4520mAh
POCO F4
O POCO F4 foi lançado no fim de junho de 2022 e foi outro acerto da Xiaomi, apesar de sua diferença entre o F3 ser um pouco mais tímida. A nova versão mantém o processador antigo (Snapdragon 870). Isso não é um ponto necessariamente ruim, já que ele ainda performa muito bem e tarefas pesadas e jogos.
A tela possui uma configuração bem próxima da geração antiga: 6,67″ AMOLED 120Hz 1080 x 2400. A diferença nesse ano é que o POCO F4 possui Dolby Vision.
A diferença nas câmeras também não foi substancial. Agora, o sensor principal possui 64MP com abertura f/1.8 e a câmera macro recebeu um downgrade de 5MP para 2MP. A câmera frontal de 20MP também é a mesma da geração passada.
Uma das poucas características que mudou mesmo em relação ao ano passado foi o sistema de refrigeração. Agora, o POCO F4 possui uma câmera de vapor 3112mm², que é utilizada pela tecnologia LiquidCool para manter o celular frio enquanto você joga ou carrega.
Em relação à bateria, a capacidade é de 4500mAh, mas o ponto forte mesmo é a possibilidade de ela ser recarregada completamente em cerca de 38 minutos, graças à potência do carregador de 67W.
Xiaomi para uso avançado
POCO F4 GT
Apesar do POCO F4 GT ser focado no público gamer, suas características chamam a atenção de quem busca um celular rápido e relativamente barato. Mas, o que faz um celular ser focado para jogos? Bom, em primeiro lugar, o desempenho: nesse aspecto, o F4 GT possui o recém lançado Snapdragon 8 Gen 1. Em segundo lugar, características que facilitam na hora de jogar, como os gatilhos laterais, por exemplo.
A tela também precisa ser boa para entregar um nível de imersão maior, e o POCO F4 GT entrega isso trazendo um display de 6,67″ com tecnologia AMOLED, taxa de atualização de 120Hz e possibilidade de entregar até 1 bilhão de cores. Além disso, conta com a tecnologia de proteção Corning Gorilla Glass Victus.
O seu conjunto de câmeras possui configuração bem semalhante a do POCO F4: 64 MP f/1.9 (wide) + 8 MP f/2.2 120˚ (grande-angular) + 2 MP, f/2.4 (macro) na traseira e 20 MP f/2.4 na frontal. O seu desempenho é decente e consegue capturar fotos melhores que outros celulares gamer.
Outro ponto forte do aparelho é a sua bateria. Apesar de não ter muita capacidade como um ROG Phone 6, ela suporta um carregamento de 120W, preenchendo os 4500mAh em incríveis 17 minutos, segundo a marca.
As melhores lojas para importar um Xiaomi
Existem diversas lojas que vendem celulares Xiaomi no Brasil, no entanto, os preços são bem mais altos do que os praticados por lojas internacionais e há um risco maior de sofrer golpes. Por isso, é mais recomendado que a compra seja feita em sites internacionais, e os melhores sites para importar um Xiaomi são Banggood e Aliexpress.
Banggood
A Banggood é uma loja chinesa que possui 37 depósitos ao redor do mundo e entrega para mais de 200 países. Além disso, ela aceita as principais bandeiras de cartões de crédito internacionais (com possibilidade de parcelamento), PayPal e boleto bancário. Se tratando de garantia de produto, ela fornece até um ano para smartphones. As outras garantias são: devolução por aparelho danificado no trasporte e insatisfação com o produto.
Ela trabalha com diversos tipos de eletrônicos além de smartphones, como por exemplo: fones de ouvido, tablets, caixas de som, smartwatches, smartbands. E no Promo da China você pode encontrar as melhores promoções da Banggood para essa categorias e mais outras. Basta clicar aqui e acessar a nossa página para a loja. E caso você queira saber sempre que houver cupons da loja, entre no nosso grupo no WhatsApp ou Telegram.
Aliexpress
O Aliexpress não é uma loja, mas sim um agregador de lojas. Apesar de ser internacional, é um dos principais sites de compras utilizados pelo brasileiro. Antes de qualquer compra, é extremamente recomendado analisar a reputação do vendedor e ler as as avaliações do produto deixada por outros consumidores. E por conta dessas diferenças, o fornecimento de garantia também é diferente.
Caso haja algum problema com o pedido, como por exemplo atraso na entrega ou extravio, você pode entrar em contato com o vendedor e procurar uma solução adequada. Se isso não der certo, você abrir uma disputa na plataforma contra a loja. Quando for comprovado que realmente houve um problema, você receberá o dinheiro de volta.
Os métodos de pagamento são: cartões de crédito ou débito internacionais, boleto bancário e Mercado Pago. E nós também monitoramentos as últimas promoções e cupons de desconto do Aliexpress. Para encontrar os melhores preços sempre, acesse a nossa página para o Aliexpress clicando aqui ou participe dos nosso grupos no Telegram e WhatsApp para saber em primeira mão quando houver uma nova promoção.
Como acompanhar transporte do seu pedido
Após o pedido ser feito e o pagamento ter sido aceito, é dado início ao processo de envio. Em alguns dias, você receberá um email informando com uma mensagem que seu pedido já foi despachado, acompanhado de um código que deve ser utilizado para acompanhar a trajetória do pedido. Você pode acompanhar todo o processo de rastreamento pelo site da loja, mas há algumas plataformas com opções mais interessantes.
Muambator
O Muambator é um dos serviços de rastreamento mais conhecidos por aqueles que fazem compras na internet. A plataforma é brasileira e além de ter um design bastante agradável e intuitivo, é repleta de recursos, por exemplo, notificações do andamento do envio pelo app para celular e avisos por email. Ela funciona com códigos de rastreamento de formato AA123456789BR, o mesmo usado pelos Correios.
Basta fazer uma conta através do site ou aplicativo e usufruir de todos os recursos. Vale ressaltar que ela também funciona com lojas nacionais, basta que seja informado um código de rastreamento dos Correios.
17Track
O 17Track é um serviço de rastreamento internacional. A principal diferença dele para o Muambator é o suporte a outros tipos de códigos de rastreamento. Em alguns casos, a loja pode emitir um código que primeiramente não é dos Correios, mas quando chega no Brasil, ele muda para um da respectiva empresa. A vantagem do 17Track é que você pode acompanhar todo o processo de envio e caminho, utilizando os dois códigos. No entanto, a interface não é tão intuitiva como a do Muambator e não há notificações via email.
EBANX Track
O EBANX Track é o serviço de rastreamento da empresa EBANX, responsável por tomar conta do pagamento do Aliexpress e Banggood no Brasil. E esse serviço é bastante completo, já que fornece um nível de detalhes semelhante ao 17Track e possui versões para web e aplicativos para celular. Além disso, é possível cadastrar o seu email e receber atualizações do andamento do transporte da sua mercadoria.
Informações sobre imposto de importação
É importante ter notificações de cada movimentação do pedido, porque ao chegar na alfândega, o seu celular pode receber uma taxa de importação. Além do mais, há um prazo para pagamento de 30 dias após a chegada do produto. Passando desse período, os Correios vão retornar a encomenda para a origem.
Esses tributos devem ser pagos no Portal do Importador, que é a plataforma desenvolvida pelos Correios para esse fim. Você também pode acompanhar o andamento do transporte no próprio sistema dos Correios.
A taxa de importação de celular em 2021 ainda continua a mesma, que é 60% em cima do valor declarado. Vale ressaltar que a conta pode sair mais cara caso seu estado cobre ICMS nesse tipo de serviço. Pode acontecer também de o produto passar despercebido pela alfândega e não incidir nenhum tipo de imposto, mas esteja sempre preparado para pagar o tributo.
Quanto aos valores da taxa, eles podem variar entre R$ 140 a mais de R$ 400. E isso acontece porque cada loja declara o produto com valores diversos, principalmente no Aliexpress. Além disso, alguns vendedores permite que você informe o valor desejado na declaração, permitindo que você tenha um controle maior sobre o preço final do produto.
Para finalizar, se você quiser comprar os celulares da lista ou vários outros eletrônicos da China, acesse a página inicial do nosso site e confira os últimos cupons de descontos. Nós postamos descontos para vários celulares, fones de ouvido, caixa de som, smartwatches, smartbands e muito mais. Você também pode acompanhar nossos descontos através do nosso canal no Telegram ou grupos no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós nessa paixão por economizar.